Enquanto que os homens combatiam na 1ª Guerra Mundial, as mulheres, trabalhadoras, construíam em suas fábricas, munições e todo o tipo de armas que ajudassem a combater na guerra. Isto vai dar à mulher um estatuto que esta nunca teve e, por isso, quando a guerra acaba, ela vai querer desempenhar papéis mais importantes, tanto no trabalho como também na família, anteriormente exercidos por homens.
Vai assim reinvidicar o direito ao voto e ao divórcio; igualdade no trabalho, no salário e na educação. Chama-se a isto feminismo (movimento de igualdade e liberdade de direitos da mulher em relação ao homem) e é neste período que se inicia a emancipação da mulher.
As mulheres (e homens) ao verem os seus familiares mortos ou inválidos devido à 1ª Guerra Mundial vão por isso procurar a diversão e uma paixão louca por viver.
Dar-se-á a busca de prazer e intensificação da vida nocturna. Os teatros, os cinemas, os night-clubs e outras salas de espectáculos e de jogos das grandes cidades tornaram-se locais habitualmente frequentados.
As novas bebidas (cocktail),as novas músicas (sobretudo o jazz) e as novas danças (charleston, swing e rumba) passaram a animar a vida nocturna. Surgiram também Rallies de automóveis, corridas de carros e de cavalos e outros desportos (como o futebol) que constituíam outros divertimentos. Por último, deu-se uma grande mudança a nível da moda em que as mulheres se vestiam mais livremente, usando:
» cabelo à ''garçonne'';
» vestidos curtos (pelo joelho);
» braços e peito destapados;
» acessórios (principalmente colares de pérolas).
11 março, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário